

Cardume: Revoadas apropria do trabalho do gravador holandês MC Escher (1898-1972) e sua pesquisa da forma e contra-forma.
Movido pelo ímpeto de impregnação e proliferação visual, a ação insere uma quebra na continuidade natural da composição arquitetônica, instaurando outros ritmos e dinâmicas sobre a malha urbana e histórica da cidade.
Encarando a matriz gráfica de maneira diferente ao do trabalho de Escher, em vez de usar a madeira para a impressão de uma composição pronta, a pesquisa tem como uma das aspirações pensar uma matriz multiplicada largamente. A intenção é formar um extenso campo de ação, abrindo mão da concentração visual sugerida pela moldura. É o espalhamento da gravura no espaço. Ora são utilizados carimbos, ora são utilizadas máscaras de acetado, um estêncil.
Revoadas, dá assim, seqüência à pesquisa dos Cardumes, inspirada nas dinâmicas dos agrupamentos de sardinha em movimento e suas estratégias cinéticas e coletivas de fuga e proteção frente o predador.


Revoada sobre o Mural do Diretório Acadêmico (DA) da Escola de Belas Artes da UFMG.
O espaço do mural é invadido pela pataiada que ainda apropria do seu universo material. A difusão imagética convencional se perde para dar lugar a outros ritmos e experiência visual.
Os dias passam e os cartazes passam a se sobrepor à revoada e (re)instaurando sua (des)ordem original. A visualidade, entretanto, estará compremetida com essa intervenção, instigada agora a se formar a partir de camadas.
O espaço do mural é invadido pela pataiada que ainda apropria do seu universo material. A difusão imagética convencional se perde para dar lugar a outros ritmos e experiência visual.
Os dias passam e os cartazes passam a se sobrepor à revoada e (re)instaurando sua (des)ordem original. A visualidade, entretanto, estará compremetida com essa intervenção, instigada agora a se formar a partir de camadas.







suporte compositivo: Bibi Bergamini
apoio tecnológico: Thales Amorim, Eduardo Pina e Dudu Fonseca
set/2008





Cardume Kaza Vazia 5.
sola de sapato recortada, interferida e impressa na parede
Kaza 5:
ruadonaleonidialeite68.blogspot.com
outros cardumes
cardume bardojoão >>
http://cardume-bardojoao.blogspot.com/
cardume revoadas >>
http://cardume-revoadas.blogspot.com/
cardume bardojoão >>
http://cardume-bardojoao.blogspot.com/
cardume revoadas >>
http://cardume-revoadas.blogspot.com/
CARDUME, bar do joão, Comida di Buteco
Instalação do Cardume em três ambientes, interligados por um turbilhão de peixes

banheiro feminino
banheiro masculino
-------------------
fotografias de lucas dupin e tales bedeschi
Bar do JoãoRua Geralda Marinho, nº 117, bairro São João batista.
seguindo a Antônio Carlos, pegando a Pedro I: segue-se até o Parque da Lagoa do Nado, entre a Fon-fon Pneus e o Epa, virar a esquerda, chamada João Samaha. Daí, é a segunda à esquerda, logo antes da pracinha.
a la escher, forma e contra-forma





Elaboração e execução: Tales Bedeschi
Apoio técnico: Felipe, o Maldito
Consultoria conceitual/técnica: Lucas Dupin, Karen, Roberto Bethônico, Vlad Poenaru.
Equipe de montagem dos quadrinhos: Clarissa Endo, Tales Bedeschi.
Equipe do pano de fundo, alimentação do pintor e de falar que tá bonito: garçons, garçonetes, cozinheiras, o João, João Paulo, clientes, Ronaldão etc.
outros cardumes
cardume kv5 >>
http://cardume-kaza5.blogspot.com/
cardume revoadas >>
http://cardume-revoadas.blogspot.com/
cardume kv5 >>
http://cardume-kaza5.blogspot.com/
cardume revoadas >>
http://cardume-revoadas.blogspot.com/